Relógio

Meu canto...Meu...

Meu canto...Meu...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXEMPLOS DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS

                     
                       Estudo de um relato autobiográfico

                                  registro de memória 

        O relato autobiográfico fala ( conta ) fatos reais da vida  real da pessoa que escreve , documentando as ações vividas pelos autores. 


                                
                         Tatiana Belinky

    Nasci em São Petersburgo , na Rússia , e cheguei  ao Brasil , em São Paulo , aos dez anos de idade, com meus pais e dois irmãos menores.
        Desde pequenininha, eu adorava as histórias maravilhosas que meus pais e avós contavam e liam. Os livros me fascinavam, tanto assim que comecei a ler sozinha aos quatro anos de idade - e nunca mais parei...Eu gostava demais de histórias fantásticas , de aventuras , de magias , histórias de rir , de chorar , de ter medo. Nos meus devaneios eu imaginava ser até bruxa - bonita e poderosa , capaz de fazer o que me desse na telha : coisa boas de preferência , mas também uma maldadezinha de vez em quando , "se necessário..."
       Aqui em São Paulo continuei lendo muito .  Cresci , casei , tive filhos e netos , e agora até bisnetos. E escrevi muito, desde cartas e diários até traduções, roteiros de televisão , críticas em  jornais... Até que um dia escrevi algumas histórias inventadas , que uma editora publicou - e de repente eu virei escritora . Continuando a gostar de histórias fantásticas, de aventuras, de bruxarias, magias e outras feitiçarias.



    Outro exemplo  de relato autobiográfico...

                      Ana Maria Machado

     Meu nome  é Ana Maria Machado e eu vivo inventando histórias. Algumas delas, eu escrevo. E dessas que eu escrevo, algumas andam virando livros. Em sua maioria, livros infantis, quer dizer , livro que criança também pode ler. Adoro meu trabalho. Ainda bem, porque acho que não ia conseguir viver se não escrevesse. Tanto assim, que já fui professora, já fui jornalista ( já fui até chefe de uns trinta jornalistas ao mesmo tempo ) , já fiz programa de rádio e  acabei largando tudo  para só viver de livro : escrevendo e cuidando da Malasartes , que é a  minha livraria para crianças. Coisas de que gosto : gente, mar, sol, natureza em geral , música , fruta, salada, cavalo, dançar , carinho.  Coisas que não aguento : qualquer forma de injustiça ou prisão e gente que quer cortar a alegria dos outros. Mas isso nem precisava dizer - é só ler meus livros que todo mundo fica sabendo. 

              

                                          PRODUZINDO RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS...


 1) Escreva um relato autobiográfico , contando sobre sua infância (onde morava;com quem morava; que influências recebia de  seus pais, avós, tios; que acontecimentos considerava mais importantes em sua história).


 2)Assista a um programa na televisão (telejornal, novela, filme, programa de debaate etc ) e escreva um relato a um amigo , contando o que viu.


                         MAIS UM RELATO...
    
     Meu nome é Gleyson. Eu tenho 13 anos e estou na 5 série. Faço muitas coisas que qualquer um não pode fazer : montar a cavalo , jogar bola, soltar pipa, jogar bolinha de gude.
       Nasci no Nordeste , no Piauí, por isso tenho este apelido - Piauí - entre meus colegas.
       Eu não tinha condições de morar lá,  por causa da seca . Então ,o meu pai pensou em vir para São Paulo e aqui ele conseguiu um emprego. Agora, nós não estamos passando mais aquele mesmo sufoco que passávamos lá.
       Eu me divirto como qualquer outra criança. Brinco e faço coisas  como as outras. Leio gibis, a Bíblia e as lendas do folclore.
       Esse sou eu...
                                                        Gleyson Willians da Silva Soares,5B.EMEF  SP
  

5 comentários:

  1. Amei seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu cafofo, interessante e com história de autores que nos fascinam.Persevere.Andreiza

    ResponderExcluir
  3. Amei demais esse cafofo, sempre que precisar darei prioridade a esse blog. Muito obrigada e continue com esse bloque por favor. kskskskskksks

    ResponderExcluir
  4. O moleque tem 13 anos e tá no 5 ano ? Eu tenho 14 e tô no primeiro do ensino médio

    ResponderExcluir