Relógio

Meu canto...Meu...

Meu canto...Meu...

sábado, 2 de abril de 2011

ATIVIDADES PARA A 6 SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL-Português

1)Servidão  humana
   A maior migração forçada da História começou lentamente e acompanhou a expansão europeia de conquista e comércio.Os primeiros escravos africanos chegaram ao Novo Mundo em 1509,mas foram poucos até 1530,quando Portugal,primeira nação europeia a negociar com os reinos negros da África Ocidental,começou a mandar escravos para as plantações de cana-de-açúcar no Brasil.
   O sofrimento da travessia era imenso.Arrancados às famílias,acorrentados e levados a pé até o litoral,amontoados em barracões para o embarque,a degradação dos escravos não tinha fim.Ficavam semanas,meses,acorrentados em porões de navios,lado a lado com doentes e agonizantes,sem saber que destino teriam.
   Revista VEJA.Especial do Milênio.São Paulo,Abril,ano 31,n.51,p.100,dez.1999


  finalidade desse  texto é

   (A) convencer.
   (B) informar.
   (C) divertir.
   (D) recomendar.  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)O REQUERIMENTO é um texto utilizado em instituições públicas e privadas com a finalidade de


   (A) solicitar algo em situação formal.
   (B) informar um fato.
   (C) narrar um  acontecimento.
   (D) argumentar  a favor de uma ideia. 
                                                                                       fonte:ENCCEJA,2002
---------------------------------------------------------------------------------------------

3)Viva!!!Férias!!!

   Que tal juntar a galera e preparar uma viagem sem gastar muito dinheiro?Arrume as mochilas e corra para um camping.Além do descanso e da bagunça,você curte cachoeiras,praias e trilhas.O site Acampar dá o telefone e endereço de campings em todo o país e manda sugestões  de roteiros com fotos e previsão de tempo.Para os marujos de primeira viagem,há uma seção que ensina a preparar bagagem.Divirta-se!


   O texto se destina a um grupo de :
   (A) viajantes marinheiros.
   (B) biólogos marinheiros.
   (C) agentes de viagens.
   (D) estudantes jovens.
---------------------------------------------------------------------------------------------4)É  comum em  lugares públicos,o uso de placas informativas sobre a adequação ou não de determinadas ações.

   Assinale a alternativa em que a mensagem comunicada deve ser necessariamente obedecida por todos.

    (A)Silêncio! (placa em um hospital).
    (B)Pratique esportes! (placa em uma academia de ginástica).
    (C)Compre em nossas lojas. (placa em uma loja).
    (D)Não perca essa chance! (placa em uma loteria).

                                                                                                           ENCCEJA,2002
--------------------------------------------------------------------------------------------


5)Num casarão antigo,situado na Alameda Santos número 8,nasci,cresci e passei parte da minha adolescência.
    Ernesto Gattai,meu pai,alugara a casa por volta de 1910,casa espaçosa,porém desprovida de conforto.

                         GATTAI,Zélia.Anarquistas,Graças a Deus.São Paulo:Record,1998).


    O trecho "nasci,cresci e passei parte da minha  adolescência" indica

    (A) passagem de tempo.
    (B) ações ocorridas em vários lugares.
    (C) ações de várias personagens.
    (D) relato do tempo presente.

---------------------------------------------------------------------------------------------     6)Eu na rua,com pressa,e o menino segurou no meu braço,falou qualquer coisa  que não entendi.Fui logo dizendo que não tinha,certa de que ele  estava pedindo dinheiro.Não estava.Queria saber a hora.
    Talvez não fosse um Menino De Família,mas também não era um Menino de Rua.É assim que a gente divide.(...)
    Na verdade não existem meninos De rua.Existem meninos Na rua. E toda vez que um menino  está Na rua é porque alguém o botou lá. (...).Resta ver que os põe na rua .E  por quê.

                                      COLASSANTI,Marina.Eu sei mas não devia.
 

     No texto,a autora apresenta uma oposição entre menino De rua  e menino Na rua.
     Para ela não há menino De rua, mas sim menino Na rua. A   expressão  menino Na rua  indica que o menino


    (A) está em um lugar denominado rua.
    (B) é pobre e abandonado.
    (C) está pedindo esmolas nas ruas.
    (D) é um problema social.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------

    7)Leia a seguinte propaganda.


     Passe na loja e ganhe este lindo relógio!
     Grátis!Você pode ganhar um relógio grátis!
     Na compra de um lindo fogão.Por apenas 24 parcelas de R$60.
     Relógio grátis!Não perca essa promoção!


     A repetição da palavra grátis quer  convencer o leitor da propaganda a


    (A) receber um relógio de graça.
    (B) comprar um fogão na loja.
    (C) comprar um relógio barato.
    (D) receber um fogão de graça. 


---------------------------------------------------------------------------------------------  8)Ariel chega suado na classe .D.Maria Luisa está  colocando nas carteira a prova de Ciências já corrigida.Inda bem que ela colocou a nota para baixo.Ariel acha que deu vexame,o pior é que vai ter que levar a prova para a mãe assinar.Senta-se devagarinho e olha a prova.O Jair,ao lado,deve ter tirado um notão  porque está rindo sozinho.Também,grande coisa!O Jair só faz estudar! É  tão grosso no futebol, que nem  o professor de ginástica tem coragem de escalar ele para o time! Vê que Irene tirou dois,mas ela não está nem aí. A mãe dela deve ser dessas que não enchem muito. Se ele  tirasse dois, ai dele. Vira a ponta da prova bem devagar. E, só se fosse milagre.
    Mas milagre não ia acontecer com ele e justo na prova de Ciências.Estava lá,bem grande, em vermelho, no alto da página : Três. Pronto, estava azarado.
  

                PINSKY,Mirna.As muitas mães de Ariel.SP:Melhoramentos,1980.


     A personagem principal é


   (A) Ariel.
   (B) D.Maria Luísa.
   (C) Irene.
   (D) Jair.


---------------------------------------------------------------------------------------------
9)   Retrato


    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo,assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios,
    nem o lábio amargo.


    Eu não tinha estas mãos sem força
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração
    que nem se mostra.


    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil :
    - Em que espelho ficou perdida
    a minha face?

                           MEIRELES,Cecília.Poesia.Rio de Janeiro;Agir.1996.
 


   Pode-se  verificar que no poema a poetisa repetempalavras com a finalidade de realçar uma ideia. Isso pode ser observado no seguinte verso:


    (A) Eu não tinha este rosto de hoje,
    (B) assim calmo, assim triste, assim magro,
    (C) nem estes olhos tão vazios.
    (D) nem o lábio amargo.


---------------------------------------------------------------------------------------------

10)Leia a seguinte fala dita em uma transmissão de jogo de futebol.
  

     A pelota sai para escanteio. Quem vai lá cobrar é Ronaldo.Dá um bico pra área...
     Goooool! De Rivaldo !  Que linda bicicleta!


     Pode-se afirmar que essa fala é típica de um

     (A) locutor esportivo.
     (B) comentarista esportivo.
     (C) juiz de futebol.
     (D) jogador de futebol.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário